Confira abaixo em nosso artigo informações gerais e etapas para o novo procedimento de agendamento do passaporte italiano em São Paulo.
O consulado italiano de São Paulo, no dia 26 de novembro de 2018, implementou uma nova etapa para o agendamento da visita ao consulado para solicitação do passaporte italiano. Este nova etapa substitui o sistema Prenota On-line utilizado quase todos os consulados italianos no mundo. Esta nova etapa consiste em um atendimento por vídeo-chamada entre o atendente consular e o cidadão italiano requerente. Nesta vídeo-chamada, o atendente consular verificará alguns documentos e informações sobre o cidadão para, então, realizar a marcação da visita ao consulado.
O consulado italiano de São Paulo alega que a vídeo-chamada pelo Whatsapp visa uma verificação mais assertiva sobre os dados cadastrais do cidadão; evitando que agendamentos sejam realizados sem que o cidadão esteja apto a emitir o passaporte. Esta verificação mais assertiva agilizaria os atendimentos físicos, podendo, portanto, atender mais pessoas em um mesmo dia. Desde a implementação deste serviço, no entanto, muitos cidadãos reclamam de congestionamentos nas duas linhas disponibilizadas resultando em dias de tentativas em vão.
Caso não tenha certeza se o A.I.R.E. esta atualizado e se o consulado de São Paulo é responsável pelo seu território, confira nosso artigo sobre a atualização e inscrição no A.I.R.E.
Insira os números abaixo nos contatos de celular com Whatsapp instalado. Não será necessário ser o celular do cidadão, pois o consulado não irá verificar o número de quem solicita a chamada.
11 98872-8110 e 11 97078-0550
Após incluir o número, confira se o contato aparece na lista de contatos do Whatsapp.
O horário de atendimento informado no site oficial do consulado é das 08:00 às 18:00 (de segunda à sexta). Após ou antes deste horário, o consulado não atenderá as chamadas. Na maior parte do tempo, a ligação dará ocupada pois o número estará em outros atendimentos. O grande desafio é realizar a chamada no momento certo onde o operador estará disponível. Este processo pode levar algumas horas, dias ou semanas, dependendo da demanda por chamadas. A demanda pode ser elevada, pois o consulado de São Paulo atende a grande São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia.
Quando a chamada por vídeo for atendida, apenas o atendente poderá ver o cidadão, portanto o cidadão não verá o rosto do atendente. Para esta chamada, o cidadão ou requerente deverá estar com carteira de identidade válida e passaporte italiano vencido (se possuir). O atendente pedirá para verificar os documentos e solicitará confirmação sobre os dados do A.I.R.E. para então marcar a data para visita ao consulado. O consulado permite que um terceiro realize a entrevista quando o cidadão possuir limitações ou idade avançada. Para cônjuges e genitores, o consulado permitirá que sejam feitos agendamentos apenas conversando com um dos integrantes do núcleo familiar; ou seja, a família não precisará estar toda junta neste momento (até 4 pessoas).
O atendente consular marcará a visita ao consulado italiano para a visita de solicitação do passaporte italiano. Os horários pelos quais o atendente marcará a visita será das 09:00 as 12:00 todos os dias, exceto de terças feiras: 13:00 as 15:00, portanto verifique se haverá datas de indisponibilidade em algum horário e dia.
Neste dia será necessário possuir todos os documentos e formulários necessários para a solicitação do passaporte italiano. Confira em nosso artigo a sobre lista de documentos para comparecer à visita agendada.
Conforme conversamos com nossos clientes que passaram pelo processo, pudemos reunir algumas dicas úteis para ser atendido rapidamente. Confira abaixo:
O consulado apenas exige que o requerente seja entrevistado na vídeo-chamada, portanto qualquer pessoa pode realizar as chamadas. Tentem usar o máximo de celulares possíveis de parentes e amigos que possam ajudar nestas chamadas. Caso um parente ou amigo que esteja distante consiga ser atendido o procedimento pode ser o seguinte: peça a ele que inclua seu número na chamada de vídeo, como mostra imagem abaixo (neste momento, instrua o parente ou amigo a pedir que o atendente espere um minuto). O requerente deverá estar atento à chamada para pegar a ligação assim que surgir. No momento que o requerente atender, o parente ou amigo que lhe ajudou poderá desligar a ligação por vídeo (pelo botão vermelho da parte de baixo), restando na conversa apenas o requerente e o atendente consular.
Aconselhamos a iniciar as tentativas a partir das 08:00, de forma a tentar ser um dos primeiros a chamar a ligação em vídeo. Mesmo que o celular do funcionário consular esteja desligado, o Whatsapp mostrará o que celular esta chamando. Deixe chamando o máximo de tempo possível (se desligar sozinho, volte a chamar e deixe chamando). Quando o atendente ligar o celular e acessar o Whatsapp, ele verá esta chamada que estará em andamento e poderá atender. A maioria de nossos clientes também conseguiram ser atendidos no período de almoço (entre 12:00 e 13:00), então se não disponibilizar de muito tempo do dia, foque neste período.
Consolato Italiano San paolo
Portal Itamaraty
Ministério das Relações Exteriores