Cidadania italiana via paterna

 
Confira as etapas gerais para o processo de cidadania italiana via paterna. Este processo é adequado para requerentes que possuem ascendência sem mulheres na linha direta.

Índice dos detalhes para cidadania italiana via paterna:

  1. Quem tem direito à cidadania via paterna
    1. Para filhos menores de idade
    2. Para filhos maiores de italianos naturais
  2. Quanto tempo demora a obtenção da cidadania
    1. Processo feito pelo Brasil
    2. Processo feito pela Itália
  3. Custos do processo da cidadania via paterna
  4. Documentos para cidadania via paterna
  5. Realizar o processo sozinho ou por assessoria

 


 

Quem tem direito à cidadania italiana via paterna

Têm direito à cidadania italiana via paterna filhos, netos, bisnetos, e assim por diante, de cidadãos italianos homens sem qualquer tipo de restrição como ocorre no caso da cidadania italiana via materna. Acesse nossa seção sobre a obtenção da dupla cidadania italiana por via materna caso deseje saber mais sobre este caso.

Obtenção para filhos menores de 18 anos

O processo para obtenção da cidadania italiana para filhos menores de idade é mais simples quando comparado aos processos de requerentes maiores de idade. Devido a menoridade, o processo, pelo Brasil, leva em média 90 dias para ser finalizado. Assim que o requerente passar completar 18 anos, ele estará sujeito a fila do consulado italiano que pode variar de 2 a 13 anos de espera, dependendo do consulado italiano. Acesse nossa seção sobre a cidadania italiana para filhos menores para mais informações.

Obtenção para filhos maiores de italianos naturais

O consulado geral de São Paulo iniciou em abril de 2018 um processo especial mais rápido para filhos maiores de italianos naturais. Este processo visa reduzir a fila de espera de mais de 10 anos deste consulado geral. No entanto, apenas o consulado de São Paulo aderiu a este processo por enquanto. Para mais informações acesse nossa página sobre a cidadania italiana para filhos maiores de italianos naturais.


 

Prazo para finalização do processo da cidadania via paterna

O prazo para tirar a cidadania italiana via paterna dependerá se o processo será feito pela Itália ou pelo Brasil. Confira abaixo as diferenças de prazo.

Processo feito pelo Brasil

O processo feito pelo Brasil pode levar entre 2 a 13 anos para ser concluído, dependendo do estado de residência. Isto por que a fila nos consulados italianos no Brasil se acumulou durante os anos de tal forma que longos períodos de tempo devem ser aguardados para a finalização da concessão da cidadania italiana após a entrega de todos os documentos e traduções apostilados necessários para o processo. Para se informar sobre o apostilamento, acesse apostilamento para cidadania italiana.

Processo feito pela Itália

O processo feito pela Itália pode levar entre 6 a 18 meses para ser finalizado. O prazo dependerá se o processo será feito via judicial ou administrativa. O fato de não haver grandes filas nos órgãos responsáveis garante um período muito mais curto se comparado ao processo feito pelo Brasil. Para saber mais, acesse nossa página cidadania italiana na Itália e confira todos os detalhes destes processos.


 

Custos do processo da cidadania italiana via paterna

Os custos do processo de concessão da cidadania italiana dependem de muitos fatores, dentre eles se o processo será realizado pelo Brasil ou pela Itália; quais os documentos pertinentes ao processo a família já possui; quantos documentos deverá ser buscados e pesquisados diretamente na Itália e etc.

Cada caso possui suas especificidades e, portanto, custos individuais. Para se ter uma estimativa do valor do processo, se torna necessária uma análise da árvore genealógica e de todos os documentos em posse da família. Converse com a Passaporto para estimarmos o custo de seu processo.


 

Documentos para cidadania italiana por via paterna

O primeiro passo do processo é a reunião de todos os documentos referente ao processo de concessão da cidadania italiana. Todos os documentos necessários que não estão em posse dos familiares deverão ser buscados diretamente na Itália. Caso a família não saiba as informações dos ascendentes italianos, as buscas deverão ser feitas de modo a abranger diferentes cartórios e órgãos italianos.

Acesse nossa seção dos documentos básicos necessários para cidadania italiana, para se ter conhecimento dos documentos essenciais.


 

Realizar o processo sozinho ou por assessoria especializada

Caso o processo seja realizado por assessoria especializada, como a Passaporto, o requerente não precisará se preocupar com a produção dos documentos, contatos com o consulado e comune, e contará com equipe de advogados habilitados e com anos de experiência nos trâmites e burocracias deste processo. Além do auxílio em todas as etapas do processo via paterna, a Passaporto também se encarregará da transferência da pasta da Itália para o Brasil (no ato de confirmação da cidadania); assim como da posterior emissão do passaporte italiano por consulado italiano no Brasil. Confira quem somos e entre em contato conosco para se informar sobre os valores, prazos e vantagens de nossa assessoria.

 

 

 

 Converse Conosco