Renovação do passaporte italiano


 

Sobre a renovação do passaporte italiano

Não é mais prevista a renovação do passaporte italiano por uma questão de segurança e integridade do documento. Isto ocorre devido as reformulações deste documento com o passar dos anos: o passaporte italiano, hoje, pode ser considerado uma combinação de documento digital com documento impresso em papel devido a adaptação do chip eletrônico em seu material. Este chip visa a segurança das informações; assim como um melhor controle do que se passa nos portos e aeroportos no que toca a identificação dos cidadãos.


 

Renovação do passaporte italiano, agora, como uma nova emissão

A renovação do passaporte italiano foi substituída por uma nova emissão, para a adequação do documento aos padrões de qualidade adquiridos. Viste nossa seção emissão do passaporte italiano para mais informações.

Para a renovação do passaporte italiano é necessário estar com a situação cadastral atualizada, a qual é condição fundamental para a obtenção do passaporte italiano. Qualquer variação nos dados cadastrais deve ser informada e documentada ao consulado por meio do A.I.R.E. (Anagrafe dos Italianos Residentes no Exterior). Este é o documento de registro de situação cadastral por onde o consulado mantém as informações atualizadas dos cidadãos italianos no exterior por um período superior a 12 meses. As informações contidas no A.I.R.E. são:

  1. Mudança efetiva de endereço residencial;
  2. Mudança do estado civil;
  3. Repatriamento definitivo na Itália;
  4. Perda da cidadania italiana.

Após atualizar os dados no consulado italiano por meio do A.I.R.E, será necessário agendar o passaporte italiano. O agendamento do passaporte italiano requer um cadastro específico no sistema deles e é feito on-line. Acesse nossa seção agendamento do passaporte italiano para saber mais.

A Passaporto inclui em seus serviços de renovação do passaporte italiano a requisição e o preenchimento do A.I.R.E. junto ao consulado italiano de sua cidade, para a maior comodidade do contratante de nossos serviços. Além do A.I.R.E., agendamos a entrevista no consulado para a emissão de seu passaporte italiano.

 

Atenção: o passaporte brasileiro deverá estar válido para a emissão do passaporte italiano, como exigência de alguns Consulados Italianos no Brasil. Lembre-se que os documentos, exigências e prazos variam de um Consulado Italiano a outro.

 
 
 

Converse Conosco

 
 
 


Caso queira conferir as informações autenticas, acesse:
Ministero degli Affari Esteri - Passaporto
Anagrafe Italiani residenti all'estero (A.I.R.E.)