Passaporte Italiano


 

Índice para detalhes sobre o passaporte italiano:

  1. Emissão do passaporte italiano
    1. Cadastro no consulado
    2. Agendamento do passaporte
    3. Documentos para passaporte
    4. Validade do passaporte
    5. Sobre a taxa anual
  2. Passaporte italiano para menores de idade
  3. Entrar nos Estados Unidos com passaporte italiano (visto ESTA)

 


 

O que é o passaporte italiano:

O passaporte italiano é o documento oficial que identifica o indivíduo de uma nação perante as autoridades de outros países. O passaporte é usado para registros de entrada e saída pelos portos, aeroportos e vias de acesso internacionais, basta também para contrair os vistos de autorização de entrada. Passaportes podem ser emitidos em qualquer idade, e podem ser requisitados com urgência, pois muitas vezes são necessários para viagens inesperadas.

Passaporte biométrico:

Os passaportes passaram por uma inovação tecnológica, aderindo dados biométricos. O passaporte biométrico é uma mescla de passaporte de papel e eletrônico, que utiliza biometria para autenticar a cidadania dos viajantes.  As informações pessoais dos portadores deste tipo passaporte é armazenada num chip de computador, como as informações que são armazenadas nos cartões de memória. Essa inovação visa o incremento na segurança dos documentos e do controle dos viajantes nos aeroportos e portos. Passaportes biométricos estão sendo emitidos desde 26 de outubro de 2006. O passaporte com chip é beneficiado com programas como o Visa Waiver Program (permissão de entrada nos Estados Unidos sem necessidade de visto).


 

Emissão do passaporte italiano:

Caso ainda não se tenha a cidadania italiana, acesse nossa secção sobre tudo relacionado a cidadania italiana para saber sobre, e, depois da obtenção, emita seu passaporte.

Lembrando que não há mais a renovação dos passaportes italianos. Os documentos, no término de sua validade, deverão ser emitidos novamente.

Dados cadastrais registrados no consulado italiano

Confira as condições para sua nova emissão do documento:
 

  1. Condição para poder requerer a expedição do passaporte é estar em dia com a própria documentação no Consulado, ou seja, ser cidadão italiano (nato ou ter obtido o reconhecimento oficial da cidadania italiana);
  2. Estar inscrito no cadastro consular geral de sua circunscrição;
  3. Ter registrado no Consulado toda a alterações de estado civil que ocorreram, morte do cônjuge, nascimento de filhos menores e alteração de endereço.

 
O cidadão deverá ter uma situação cadastral (anagráfica) e de registro civil atualizada. Isso é condição fundamental para emitir o passaporte. Portanto, qualquer variação nos dados cadastrais deve ter sido informada e documentada a tempo.

Estas variações dos dados cadastrais devem ser informadas e documentadas ao consulado por meio do A.I.R.E. (Anagrafe dos Italianos Residentes no Exterior), o qual é o documento de registro de situação cadastral por onde o consulado mantém as informações atualizadas dos cidadãos italianos no exterior por um período superior a 12 meses. As informações contidas no A.I.R.E. são:
 

  1. Mudança efetiva de endereço residencial;
  2. Mudança do estado civil;
  3. Repatriamento definitivo na Itália;
  4. Nascimento de filhos

 

Agendamento do passaporte italiano

Para a emissão do passaporte italiano será necessário um agendamento de entrevista de emissão no consulado italiano responsável por seu território. O agendamento de entrevista é indispensável para a emissão do passaporte; este agendamento não pode ser feito pessoalmente nem por telefone: ele deverá ser agendado no sistema eletrônico do consulado italiano.

Saiba mais em nossa seção do agendamento do passaporte italiano 
 

Documentos para emissão do passaporte

No dia de sua entrevista agendada no consulado italiano de seu território, será necessário levar uma série de documentos para solicitar a emissão. Todos os documentos devem estar no padrão que o consulado exige, caso contrário, o agendamento será cancelado até que tudo esteja como exigido.

Para saber os documentos necessários para a emissão do passaporte italiano para brasileiros (os quais devem ser apresentados no dia da entrevista agendada), acesse nossa secção documentos para passaporte italiano.
 

Validade do passaporte italiano

A validade do passaporte italiano para brasileiros para maiores de 18 anos é de 10 anos. O consulado varia esta regra no case dos cidadãos menores de 18 anos: para requerentes de até 3 anos de idade o consulado italiano estipula o período de 3 anos de validade; dos 3 anos de idade aos 17, o consulado define o período de 5 anos de validade.

É importante informar que as regras da validade do documento para menores de idade varia com certa frequência no consulado italiano.
 

Taxa anual do passaporte

A tão conhecida taxa anual do passaporte italiano não é mais utilizada. Agora, os documentos possuem períodos constantes de validade (explicados acima), sem a necessidade de validar qualquer tipo de taxa ou selo.

Mesmo os passaportes italianos que foram emitidos antes da data de mudança desta regra de taxas anuais e, em algum momento, tiveram seus selos renovados poderão ser usados normalmente até a data de validade que consta no documento.


 

Passaporte italiano para menores de idade:

O passaporte é individual para menores tal como para maiores de idade. Isso significa que, caso o menor de idade viaje para fora do país, ele precisa de uma passaporte próprio.

No momento da requisição na entrevista de emissão no consulado italiano é obrigatória a presença do menor e de ambos os pais, ou autorização escrita do genitor não presente (apenas o genitor que não concedeu a cidadania italiana para o filho pode faltar).

Caso deseje informações sobre a obtenção da cidadania para menores de idade, acesse nossa seção sobre obtenção da cidadania italiana para menores de idade.

Entre em contato, e solicite a emissão do passaporte italiano com a Passaporto.


 

Entrar nos Estados Unidos com o passaporte italiano:

Cidadãos italianos podem viajar ao Estados Unidos com o passaporte italiano sem a necessidade do visto convencional, devido ao programa Visa Waiver Program, o qual permite que cidadãos de alguns países possam entrar através de um processo diferenciado. A Itália é um destes países beneficiados pelo o programa.

Para entrar nos EUA com o passaporte italiano é necessário contrair o chamado visto esta (Eletronic System for Travel Authorization) em seu passaporte italiano. Apenas o passaporte italiano com chip eletrônico, (emitidos a partir de 2007) com foto digital ou leitura ótica pode utilizar o programa.

A autorização ESTA permite que o cidadão italiano, no caso, fique por 90 dias em território americano sem a necessidade de visto convencional.

Entre em contato e solicite a emissão de seu visto E.S.T.A. com a Passaporto.

 

O visto esta possui validade de dois anos.

 

 

 

Converse Conosco

 

 

 


Caso queira conferir as informações autenticas sobre o passaporte italiano, acesse:
Ministero degli Affari Esteri - Passaporto
Anagrafe Italiani residenti all'estero (A.I.R.E.)
 VFS.global - Passaporto 
Electronic System for Travel Authorization
Visa Waiver Program