Cidadania italiana: passo a passo de como tirar


 

O processo de obtenção da cidadania italiana pode levar tempo e muita paciência, mas é possível de ser feito. Portanto confira todos os detalhes de como tirar a cidadania italiana no Brasil e na Itália. Todas as etapas e documentos podem ser encontrados em nosso site.

 

Índice dos detalhes de como tirar a cidadania italiana:

  1. Quem tem direito a tirar a cidadania
  2. Tirar a cidadania italiana pelo Brasil
  3. Tirar a cidadania italiana pela Itália
    1. Custos dos processos da cidadania
    2. Prazos dos processo da cidadania
  4. Documentos para cidadania italiana
    1. Sobre pasta de parentes no consulado
  5. Encontre o consulado italiano mais próximo

 


 

Quem tem direito a tirar a cidadania italiana

A cidadania italiana é adquirida através do princípio jus sanguini (direito de sangue), ou seja, é suficiente ter algum ascendente (pai, mãe, avó, avo, e assim por diante na linhagem) de origem italiana para requisitar a obtenção da nacionalidade italiana.cidadania italiana

Cônjuges de cidadãos italianos também têm direito à concessão da cidadania. Estes casos são mais simples do que a obtenção a partir de um ascendente.

No caso da obtenção da cidadania por ascendente, será necessário realizar um planejamento da árvore genealógica para começar a estruturar o processo de reunião dos documentos necessários para tirar sua cidadania italiana.

É importante ressaltar que, caso não se tenha certeza se há um ascendente italiano na família, o planejamento da árvore genealógica também pode ser feito para tentar identificar um parente italiano, portanto um indício de que se tem um descendente italiano é possuir um sobrenome italiano, que indica uma linhagem italiana.

A cidadania italiana pode ser obtida nos seguintes casos (acesse os links caso deseje saber mais detalhadamente os processos):
 

  1. Cidadania por via paterna (pai, avô, bisavô, e assim por diante)
  2. Cidadania por via materna (mãe, avó, bisavó, e assim por diante)
  3. Cidadania italiana para filhos menores
  4. Cidadania italiana por casamento

 
Ressaltamos que o processo de obtenção da cidadania italiana para filhos menores de idade e por casamento possuem processos distintos das concessões via paterna e materna. Abaixo, apresentamos as etapas da obtenção da cidadania via materna e paterna (processos convencionais).


 

Passo a passo de como tirar a cidadania italiana pelo Brasil

O processo para tirar a cidadania pelo Brasil é mais demorado do que o processo feito na Itália. A burocracia costuma ser maior e a fila de requerentes se acumulou durante os anos, pois a fila de espera nos consulados italianos só vem aumentado com os anos.

Confira abaixo o passo a passo do processo pelo Brasil:
 

  1. O requerente deverá entrar na fila de espera do processo no consulado italiano de seu território;
  2. Enquanto se aguarda a chamada do consulado, os documentos do processo de cidadania deverão ser reunidos;
  3. Assim que o consulado fizer a chamada do requerente, os documentos deverão estar com todas as traduções juramentadas e apostiladas em cartório habilitado (para se informar sobre o apostilamento, acesse apostilamento para cidadania italiana);
  4. Os documentos serão enviados e avaliados pelo consulado;
  5. O consulado, após a avaliação, comunicará a aprovação ou erros nos documentos que deverão ser corrigidos. Deve-se ter muito cuidado com esta etapa, pois todo o processo será atrasado caso o consulado identifique erros nos documentos (confira nossa página de análise dos documentos para cidadania italiana);
  6. Após a conclusão do processo, o requerente será reconhecido um cidadão italiano e terá direito à emissão de seu passaporte italiano.

 

Passo a passo de como tirar a cidadania italiana na Itália

O processo de obtenção da cidadania italiana pela Itália é consideravelmente mais rápido do que o processo feito através do Brasil, porque a demanda dos processos nos órgãos italianos é menor e, portanto, menos fila se forma para as concessões. O processo pela Itália leva em média 6 meses para ser finalizado. Este processo é aconselhável para a cidadania via materna e paterna, devido à grande espera no Brasil. Os demais processos podem ser feitos pelo Brasil por um período relativamente curto.

Confira abaixo o passo a passo do processo pela Itália:
 

  1. Será necessário reunir todos os documentos e os preparar no padrão exigido;
  2. O requerente deverá se deslocar para Itália para registrar residência e iniciar a solicitação da cidadania;
  3. Na Itália, o requerente deverá aguardar a visita de um oficial para validar a residência;
  4. Após a validação, será possível iniciar o processo para tirar a dupla cidadania italiana;
  5. A resposta do consulado referente à certidão de não-renúncia deverá ser aguardada;
  6. A certidão de não renúncia será enviada à residência e será necessário a assinatura do nascimento e, caso haja matrimônio, do casamento;
  7. Após a confirmação do processo, o solicitante poderá emitir sua carteira de identidade italiana e o passaporte italiano.

 
Para saber mais detalhadamente este processo, acesse nossa página cidadania italiana na Itália e confira todos os detalhes deste processo.
 

Custos do processo para tirar a cidadania italiana

Os preços dos processos de concessão da cidadania dependem de muitos fatores: dentre eles, se a concessão será via Itália ou Brasil; quais os documentos pertinentes ao processo que a família já possui; quantos documentos serão necessários emitir; quantos documentos deverão ser buscados e procurados na Itália, dentre outros.

Para um valor preciso do custo, será necessária uma conversa individual com a Passaporto para podermos compreender a situação documental da família e os processos mais indicados.

Acesse nossa página sobre as perguntas frequentes relacionadas à cidadania italiana para mais informações.
 

Quanto tempo demora para tirar a cidadania italiana

O tempo de espera para tirar a cidadania, no caso da obtenção por ascendente, depende principalmente se o processo será feito na Itália ou no Brasil.

O processo feito pelo Brasil pode levar entre 5 a 10 anos (dependendo do consulado italiano), devido à grande fila dos consulados italianos no Brasil. Já os processo feitos pela Itália demoram em média 6 meses para tirar a nacionalidade. A concessão para filhos menores de 18 anos, quando um dos pais ou ambos possuem a cidadania é mais rápida: em torno de 90 dias.

A obtenção por cônjuges (por esposa ou marido) leva em média 3 anos para ser finalizada e não pode ser acelerada através da Itália como no caso exposto acima. Exceto para casais que possuem residência na Itália.


 

Documentos necessários para cidadania italiana

Cada processo de obtenção da dupla cidadania envolve documentos necessários específicos. A reunião dos documentos para o processo é parte fundamental e não poderá faltar nem conter erros nos documentos.

Acesse nossa seção sobre os documentos necessários para cidadania italiana e confira a lista de certidões de seu processo de obtenção.

Quando há processo e pasta de familiares no consulado

Recebemos muitas perguntas sobre se é possível aproveitar documentos nos consulados italianos e embaixada de familiares que já possuem a cidadania. Não é possível aproveitar os documentos que os familiares usaram para os processos; será necessário apresentar sempre a documentação original e produzida no padrão consular para cada novo processo. No entanto, o fato de ter familiares que realizaram o processo de cidadania italiana, muitas vezes, facilita na coleta dos documentos necessários para os novos processos, pois estes documentos já foram reunidos anteriormente.


 

Encontre o consulado italiano mais próximo de você

O consulado italiano é órgão pelo qual os processos que serão realizados no Brasil são validados. Encontre o consulado italiano mais próximo de você caso deseje realizar os procedimentos sem o auxílio de uma consultoria. Os processos de obtenção da nacionalidade no Brasil sempre devem ser feitos no consulado italiano responsável pelos seu território.

Apesar da baixa infra-estrutura do consulado ainda é possível realizar os procedimentos através da informações concedidas por ele.

 

 

 

Converse Conosco

 

 

 


Caso queira conferir as informações autênticas sobre a cidadania italiana, acesse:
v.f.s. Global - reconhecimento da cidadania italiana

Ministero degli Affari Esteri - Cidadania

 Texto integral da Constituição da República Italiana de 1948

Embaixada italiana no Brasil