Cidadania italiana para filhos menores


 

O processo para cidadania italiana para filhos menores de idade é feito em um tempo muito menor do que o processo para filhos maiores. Confira todos os detalhes do processo.
 

Índice dos detalhes da cidadania italiana para filhos menores:

  1. Direito à cidadania para filhos
  2. Prazo do processo
  3. Custo do processo
  4. Documentos para cidadania para filhos
  5. Sobre o passaporte italiano para menores de idade

 


 

Quem tem direito à obtenção da cidadania italiana para filhos menores

Filhos de italianos menores de 18 anos têm direito a tirar a cidadania italiana. Há um diferença muito importante dos processos para requerentes maiores de idade e para aqueles menores de idade: os filhos maiores de idade, ou seja, aqueles que completaram 18 anos, deverão aguardar anos na fila do consulado italiano para o processo ser finalizado; sendo o único meio de acelerar o processo fazer diretamente na Itália (para mais informações sobre este caso, acesse nossa seção da cidadania italiana via paterna – quando o pai é cidadão italiano; ou da cidadania italiana via materna). Já os filhos menores de idade possuem um processo privilegiado nos consulados italianos no Brasil.

Confira abaixo o prazo do processo.


 

Prazo da cidadania italiana para filhos menores

O prazo médio para a finalização da cidadania italiana para filhos menores é de 90 dias. Sempre aconselhamos que, caso o filho esteja prestes a completar 18 anos, o processo seja iniciado o mais rapidamente possível. Pois o período de tempo pode variar, colocando em risco o processo privilegiado dos filhos naturais de italianos menores de 18 anos.


 

Custo do Processo para obtenção da cidadania italiana para filhos menores

O valor do processo de concessão da cidadania para filhos menores naturais de italianos, devido ao processo diferenciado nos consulados italianos é mais baixo se comparado a outros processos de filhos maiores de idade.

Devido às mudanças frequentes nas taxas dos consulados italianos, o valor do processo varia como um todo. Entre em contato conosco para se informar sobre o valor atual da obtenção da cidadania.


 

Documentos para cidadania italiana para filhos menores

Como em todos os processos de obtenção da cidadania italiana, a reunião e análise dos documentos são muito importantes para não haver problemas no processo. Confira nossa seção de documentos para cidadania italiana para filhos menores de idade.

Caso deseje que realizemos uma análise dos documentos, acesse nossa seção análise dos documentos para cidadania italiana para mais informações.


 

Sobre o passaporte italiano para cidadãos menores de idade

Por muitos anos os consulados italianos emitiam os passaporte italianos dos menores de 18 anos atrelados aos dos pais, ou seja, apenas um documento valia para o genitor e o filho.

Os passaportes, atualmente, são emitidos individualmente mesmo para cidadãos menores de 18 anos. O processo é o mesmo que para o adulto, a única variação é a data de validade dependendo da idade do requerente.

Para se informar mais sobre o passaporte italiano, acesse nossa página sobre o passaporte italiano.

 
 
 

Converse Conosco