Agendamento do passaporte italiano


 

O agendamento do passaporte italiano on-line é uma das etapas para a emissão do documento. Confira os detalhes sobre como agendar seu passaporte italiano.

 

Tópicos sobre agendamento do passaporte italiano:

  1. Agendamento do passaporte on-line
  2. Do que é preciso para o agendamento
  3. Informações para o agendamento
  4. Realização do agendamento do passaporte

 


 

O agendamento do passaporte italiano é feito on-line

Devido a grande demanda do agendamento do passaporte italiano que os consulados italianos possuem em todo o Brasil, os agendamentos são feitos on-line, mas isso não facilitou em muito a vida dos cidadãos italianos. O site do consulado italiano recebe uma quantidade massiva de acessos, o que dificulta o processo para agendar o passaporte italiano, devido à baixa infra-estrutura do sistema.

Cada consulado italiano possui um site e uma demanda para os processos de emissão. O consulado italiano de São Paulo (SP) e o consulado italiano de Curitiba (PR), por exemplo, são aqueles que possuem a maior demanda por processos de emissão, portanto sempre foram os mais problemáticos para os agendamentos.

Confira em nossa seção das informações dos consulados italianos no Brasil o consulado italiano responsável por seu território de residência e o site correspondente para os processos.


 

O agendamento do passaporte italiano on-line é necessário para a emissão

O agendamento do passaporte apenas pode ser feito on-line. Não é possível comparecer ao consulado italiano geral para requerer um agendamento da data de entrevista de emissão. Muitos cidadãos já tentaram esta solicitação, mesmo quando um agendamento levava meses para ser finalizado por causa da grande demanda e da instabilidade no sistema de marcação de datas.


 

Requisitos para o agendamento do passaporte italiano

Para realizar o agendamento do passaporte italiano, e, consequentemente, emitir o passaporte italiano, é necessário estar com a situação cadastral atualizada no consulado italiano. Caso não saiba sobre a atualização cadastral, acesse nossa seção emissão do passaporte italiano.

Assim que sua situação cadastral estiver atualizada e registrada no consulado italiano responsável por seu território, poderemos prosseguir com o processo de agendamento do passaporte italiano. O próximo passo é registrar algumas informações pessoais básicas no sistema eletrônico do consulado italiano.

Seguem abaixo as informações básicas para registro:
 

Informações básicas para o agendamento do passaporte italiano em São Paulo e em Brasília

Para a realização do agendamento do passaporte italiano será necessária, na maioria dos consulados italianos, uma série de informações pessoais, tais como:

  1. Número do passaporte (se tiver);
  2. Data de validade do passaporte (se tiver);
  3. Número de celular;
  4. Número da carteira de identidade (RG);
  5. Data de emissão da carteira de identidade (RG);
  6. Número de filhos menores;
  7. Cor dos olhos;
  8. escolaridade;
  9. profissão;
  10. Número do passaporte brasileiro (opcional);
  11. Data de vencimento do passaporte brasileiro (opcional)

 

Nos demais consulados italianos do Brasil, será necessário apenas cadastrar alguns dados básicos para sua conta no site do consulado:
 

  1. Nome completo;
  2. Telefone fixo;
  3. E-mail ;
  4. Data de nascimento;
  5. Local de residência;
  6. Local de nascimento;
  7. Senha de acesso no sistema.

 

Realização do agendamento do passaporte italiano

Essa é a parte mais problemática do processo de emissão do passaporte italiano. Deve-se monitorar as liberações de datas disponíveis no sistema eletrônico do consulado italiano, pois não há horários fixos de liberação destas datas. Ainda por cima, há grande concorrência on-line por essas liberações de datas esporádicas.

No dia da entrevista de emissão agendada, deve-se levar uma série de documentos padrão e alguns documentos especiais que diferem de caso para caso, além de ser necessário possuir todos os dados cadastrais atualizados, que podem ser encontrados em nossa seção de emissão do passaporte italiano. Caso não saiba os documentos necessários para a emissão, acesse nossa seção documentos para passaporte italiano.

Alguns consulados italianos gerais emitem o documento no mesmo dia da entrevista de emissão, outros, exigem que cidadão volte ao consulado para retirada do mesmo (ou enviam via correio para o endereço do cidadão).
 
 

 

Converse Conosco

 
 
 


Caso queira acessar as informações autênticas sobre o passaporte italiano, acesse:

Ministero degli Affari Esteri - Passaporto

Anagrafe Italiani residenti all'estero (A.I.R.E.)

Embaixada Italiano no Brasil